É comum que muitos profissionais de variadas áreas tenham o título de Terapeutas. E muitos tratamentos sejam considerados terapias dentro da medicina tradicional e também em maneiras diferentes de tratamentos. Afinal, Terapeuta é o profissional que aplica técnicas reconhecidas visando ao restabelecimento da saúde e qualidade de vida de uma pessoa. É uma atividade legalmente permitida através de leis dos âmbitos constitucionais e civis do país a que pertence o terapeuta
Por exemplo massoterapeutas, fisioterapeutas, profissionais de educação física, esteticistas e grande parte dos profissionais de medicina também podem aplicar terapias em suas áreas e assim serem terapeutas em suas profissões.
Porém hoje quero trazer aqui o Terapeuta que trabalha com a Psicologia, buscando fortalecer seu paciente emocionalmente aplicando as mais variadas terapias durante as consultas.
Cada terapeuta escolhe sua própria especificação dentro da área de estudos para aplicar a terapia ao paciente. Existe, por exemplo, terapia de casal, ou terapia comportamental, bem como terapia de família, hipnoterapia e muitos outros.
Psicólogo ou Terapeuta?
Ué, mas não é a mesma coisa?
NÃO, embora no senso comum a maior parte das pessoas considerem semelhantes.
O PSICÓLOGO é um profissional que tem formação superior, estuda o comportamento humano entendendo os problemas psicológicos como consequência de vivências e relações. Cada profissional utiliza de suas abordagens para atuação compreendendo o sujeito de modo específico, conforme temos falado aqui no perfil.
De acordo com a legislação brasileira que regulamenta a profissional dos Psicólogos, a psicoterapia não é uma prática exclusiva destes, não constituindo função privativa do psicólogo.
Dessa forma, se considera a psicoterapia como uma prática que pode ser aplicada por outros profissionais, desde que não utilizem o título de psicólogo.
A psicoterapia portanto, é uma prática auxiliar a pessoas que necessitem de assistência voltada para sua saúde psíquica. Por exemplo, profissionais que apliquem hipnose e PNL em seus pacientes são considerados psicoterapeutas, mesmo sem serem formados em psicologia.
Portanto, fique bem atento ao escolher o seu profissional, alinhando-o com aquilo que você busca para si. Entenda qual é a sua formação, quais são as suas qualificações e o que ele pode te oferecer de melhor nesse momento.
Lembrando que profissionais da medicina de outras áreas também podem ser terapeutas e aplicar terapias nos pacientes em suas especializações. Porém, o termo terapeuta se aproxima muito mais do profissional de Psicologia.
Como paciente, como saber qual terapeuta e terapia é melhor para mim?
Na verdade, não tem segredo! A escolha é realizada a partir da experiência e de quais sentimentos essa experiência representa para mim.
Eu posso até acreditar, sabendo agora como funciona a terapia comportamental, que ela é a terapia que mais se encaixa no meu perfil, e isso é um começo, mas para saber se ela é a ideal você necessariamente terá que experienciá-la.
Portanto, sem mágicas, agende uma sessão com aquela técnica que parece que irá atender melhor a sua demanda e veja como você se sente durante a sessão. Se não tiver certeza, busque uma nova abordagem e se permita experienciar novamente.
Para você, paciente, a técnica em si não é o mais importante. O mais importante é o que essa técnica vai fazer por você e como você se sentirá através dela.
O seu amigo pode adorar aquela abordagem e fazer terapia nela, mas a sua, só você poderá definir. Essa é uma escolha impessoal e intransferível onde a subjetividade é o que pesa e você é quem manda.
Você já teve essa dificuldade?
Já superou? Me conta como e qual abordagem você optou!
@AmandaSchmitzPsicologa 📞+55 11 993407666