A teoria da PNL compreende a ligação entre os processos neurológicos (NEURO), a comunicação (LINGUÍSTICA) e os padrões comportamentais aprendidos (COMPORTAMENTOS). Ou seja, a realidade externa de determinado evento é igual para todos aqueles que estão presentes.

Modelo de mundo

Agora que você já sabe que as representações internas são exclusivas de cada sujeito, fica mais fácil de entender a importância da compreensão do modelo de mundo de cada um.

Relacionamento interpessoal

Na programação neurolinguística chamaremos de MAPA. O mapa de cada indivíduo faz com que cada pessoa reaja de forma diferente a situações semelhantes, interferindo diretamente no relacionamento interpessoal.

Gerenciamento das emoções

Essa técnica propicia a mudança de padrões de comportamento e hábitos do paciente, bem como o melhor gerenciamento das emoções, obtendo consciência na realização das próprias escolhas, quebrando crenças e padrões limitantes.

Sendo assim,

possibilita a compreensão mais adequada do modelo de mundo interno
juntamente com a identificação dos processos mentais realizados,
permitindo a análise da necessidade de ressignificá-los.

A hipnoterapia auxilia o paciente a expandir o controle da própria vida, frente a mudança de ciclos viciosos, sendo protagonista da mesma. 

Para saber quando deve se considerar a necessidade de fazer terapia, é importante que você compreenda que a busca de ajuda não ocorre quando chegamos a extremos, mas sim, no momento em que nos deparamos com dificuldades e questões de difícil resolução que interferem diretamente no andamento de nossas vidas.

Sendo uma técnica qualificada que produz resultados excelentes aliada aos processos evolutivos psicoterápicos.