Sintomas de Depressão

Sintomas da Depressão

Precisamos falar sempre sobre depressão.

A Depressão afeta hoje mais de 300 milhões pessoas no mundo e se tornou mais brevemente do que se imaginava a doença mais incapacitante também.

Esta é uma doença que está presente em muitos lares, algumas vezes é mal compreendida por companheiros e familiares e muitas vezes não possui diagnóstico adequado.Precisamos falar sobre depressão

É importante que haja acompanhamento psiquiátrico e psicológico. O tratamento psiquiátrico melhora alguns sintomas com medicamentos, mas não resolve o gatilho que está levando essa pessoa a depressão. Esse gatilho só irá ser trabalhado e tratado em terapia e por isso é tão importante que haja um tratamento conjunto. Se houver somente um tratamento psiquiátrico a pessoa ficará dependendo do mesmo por muito tempo e sua melhor não será 100%.

Fique atento aos sintomas mais comuns dessa doença que atinge tantas pessoas:

  • Humor triste, deprimido, ansioso;
  • Sentimentos de desesperança, luto, pessimismo ou vazio;
  • Irritabilidade constante;
  • Sentimentos de culpa, inutilidade ou desamparo;
  • Perda de interesse ou prazer pela vida, hobbies e atividades;
  • Diminuição da energia ou fadiga;
  • Sentir-se inquieto ou ter problemas para ficar sentado;
  • Dificuldade de concentração, lembrança ou tomada de decisões;
  • alterações no sono como: dificuldade para dormir, despertar de manhã cedo ou dormir demais;
  • alterações de apetite e / ou alterações de peso;
  • pensamentos de morte ou suicídio, ou tentativas de suicídio.

Se você sofre de sintomas de depressão, busque auxílio imediatamente. Se identificou esses sintomas em alguma pessoa próxima busque conversar com cautela, sempre com muita compreensão e sem julgamentos.

Tratamento para Depressão

O tratamento completo pode ser demorado e em terapia chega a levar anos. Mas isso é apenas pela necessidade de se entender os gatilhos que causam a depressão e os comportamentos depressivos. 

Há diversas formas de terapia que podem ser mais rápidas ou mais demoradas, o importante é encontrar uma em que você se sinta confortável durante todo o tratamento e possa evoluir da maneira correta para evitar que a doença surja novamente no futuro ou diante de algum novo gatilho.

Sintomas da Depressão

A terapia irá te ajudar a identificar isso cedo e vocês mesmo aprenderá a controlar os sentimentos que por ventura chegam a dominar pessoas com depressão, impedindo que saiam da cama ou se façam suas atividades do dia a dia que antes davam prazer e alegria.⠀

Para conhecer mais as técnicas que uso no meu consultório que envolvem terapia clínica, hipnoterapia e PNL, você pode conferir esse outro post aqui do blog onde falo um pouco sobre as opções que existem.

Depressão e Saúde Mental

No Brasil o direito à Saúde Mental é um direito previsto na Constituição Federal e assegurado por lei. O país conta com o acesso gratuito a diversos serviços públicos de atenção e auxílio. O que não quer dizer que esse acesso seja facilitado e que consiga absorver o alto fluxo de pessoas que o necessitam, muito pelo contrário, mas nós como cidadãos temos o poder de aos poucos modificarmos esse panorama com aquilo que cada um de nós pode fazer um pelo outro.

No quesito dos atendimentos psicológicos, existem diversas universidades que realizam atendimentos gratuitos para a população.

Além disso, existem inúmero profissionais que realizam atendimentos gratuitos em seus consultórios e atendimentos a valores sociais.

Eu atendo um número limitado de pessoas no consultório de forma gratuita, sem nenhum custo e utilizo nesse atendimentos todos os meus conhecimentos e técnicas que divulgo aqui no insta. Se você tiver interesse e quiser uma dessas vagas, deixa pra mim seu email ou indicação de quem precisa comentários ou inbox. Não esquece de deixar o e-mail para enviarmos o formulário de interesse.

E é claro, sinta-se à vontade para entrar em contato comigo e saiba como a Psicoterapia, a Hipnoterapia e a Programação Neurolinguística juntas podem te ajudar a sair desse ciclo o quanto antes para seguir com uma vida feliz e plena.