Muitas vezes na vida podemos sentir a necessidade de um profissional que nos acompanhe para os mais diversos tratamentos. O psicólogo é a pessoa certa para acompanhar tratamentos relacionados a saúde mental, traumas, depressão, ansiedade e muito mais.
O sofrimento durante a vida é normal. A tristeza existe e independente daquilo que a determina, gera um impacto emocional que pode sim ser revertido e solucionado, embora no seu auge pareça tão difícil e improvável. Quando você perceber a interferência desse sofrimento de forma negativa na sua vida é o momento de buscar auxílio profissional.
Psicólogo ou Psicoterapeuta?
Vou começar te explicando que esses dois profissionais são diferentes
O PSICÓLOGO é um profissional que tem formação superior, estuda o comportamento humano entendendo os problemas psicológicos como consequência de vivências e relações. Cada profissional utiliza de suas abordagens para atuação compreendendo o sujeito de modo específico.
De acordo com a legislação brasileira que regulamenta a profissão dos Psicólogos, a psicoterapia não é uma prática exclusiva destes, não constituindo função privativa do psicólogo.
Dessa forma, se considera a psicoterapia como uma prática que pode ser aplicada por outros profissionais, desde que não utilizem o título de psicólogo.
A psicoterapia portanto, é uma prática auxiliar à pessoas que necessitem de assistência voltada para sua saúde psíquica. Por exemplo, profissionais que apliquem hipnose e PNL em seus pacientes são considerados psicoterapeutas, mesmo sem serem formados em psicologia.
Portanto, fique bem atento ao escolher o seu profissional, alinhando-o com aquilo que você busca para si. Entenda qual é a sua formação, quais são as suas qualificações e o que ele pode te oferecer de melhor nesse momento.
Como saber quando preciso de um Psicólogo?
Em resumo, a melhor maneira de identificar a necessidade de auxílio psicológico é frente à percepção do quanto prejuízo sua vida está sofrendo em virtude das dificuldades emocionais. E é através do autoconhecimento e aceitação que podemos nos auto gerenciar e influenciar a própria vida lidando melhor com dificuldades e desafios diários.
Não existe momento certo nem errado para buscar um psicólogo, existe sim o momento de entender seus desafios, de aprender a lidar com seus medos e dificuldades, de enfrentar seus monstros internos e até mesmo assumir a responsabilidade frente ao seu sofrimento e consequentemente ao seu tratamento.
Portanto, esqueça as regras e determinações. Não é preciso adoecer ou sentir-se “sem chão” para buscar ajuda. Para tanto, basta ser humano e precisar dela, independente dos motivos e/ou necessidades inerentes a isso. Quando a vida escorrer pelos dedos e o peso das costas for demasiado, essa sim é a hora de procurar ajuda!
Se sentir que está em um momento em que precisa do apoio de um profissional, fique a vontade para entrar em contato comigo para uma conversa para entendermos juntos o que é melhor para o seu momento. Venha tirar suas dúvidas, aprender mais sobre o meu método de atuação, minhas especialidades e como elas podem te ajudar com o que você precisa. Pode contar comigo.