Pare de procrastinar

Como Parar de Procrastinas

Procrastinação tem sido a palavra da vez! O mundo corrido com tantas distrações nos fazem “empurrar com a barriga” as tarefas cada vez mais. “Amanhã eu começo”, “depois eu faço”, “mas agora estou sem tempo”, e quantas outras desculpas você se dará para postergar o que te fará bem?

A procrastinação é o ato de adiar ações necessárias. É muito mais comum que a procrastinação aconteça diante de atividades que envolvam algum tipo de sentimento “negativo”, ou seja, temos a tendência de procrastinar ações das quais não gostamos, não temos habilidade ou facilidade, ações que são desafiadoras, entre outras.

Na ação de procrastinar substituímos essa atividade por qualquer outra que tampe esse buraco necessário naquele momento. O fato de realizarmos outra coisa no lugar do que deveríamos gera sentimentos mais positivos, muitas vezes de alívio por não ter que lidar com o sentimento negativo (mesmo que momentâneos) e esses sentimentos positivos se tornam uma “recompensa imediata” e irão “reforçar” o seu comportamento de procrastinar, criando o que chamamos de procrastinadores crônicos.

Hoje em dia o ato de procrastinar está muito mais atrativo devido ao grande número de distrações que temos as nossas mãos em tempo integral. Distrações como o celular, a televisão, as redes sociais, o netflix e etc.

O problema da procrastinação é que além de te trazer prejuízos diante dos adiamentos, em algum momento ela irá te trazer um sentimento ruim, algumas vezes de culpa, de vergonha ou mesmo de impotência, por estar empurrando aquela atividade e não estar realizando-a. Portanto, mesmo havendo uma sensação positiva lá no momento da procrastinação, ela é momentânea e o que sobra são os reais sentimentos negativos.

Que tal então, se livrar da procrastinação?

Mas como fazer isso? Para começar, olhe para você, entenda o porque você está procrastinando essa atividade e entenda qual mensagem essa procrastinação está querendo te passar também.

Em um segundo momento, utilize sempre a organização e o planejamento como regras máximas para te ajudar nesse processo, colocando em prática você sentirá a diferença em pouco tempo.

Eu poderia continuar esse texto com uma séria de dicas sobre como deixar de procrastinar, mas vamos fazer diferente?

Vale lembrar que sempre há um motivo para a procrastinação. Fiz até um vídeo falando sobre isso!

Partindo do princípio de que a procrastinação, em sua maioria, ocorre quando existem sentimentos desagradáveis relacionados a uma tarefa específica, ou que gera insegurança, acredito que esse momento de isolamento, pandemia, dúvidas e incertezas pode ser um grande contribuinte para a sua procrastinação.

Poxa, imagine como a maioria das pessoas trabalhando em home office estão se sentindo? Muitas delas estão sentindo a necessidade de serem mais produtivas, pois ninguém está vendo diretamente o seu trabalho não é mesmo? Pois é, essa necessidade de produtividade, gera uma insegurança sobre como estão vendo o meu trabalho em home office e é nesse momento que a procrastinação se instala com maior facilidade, indo de encontro com tudo aquilo que você quer nesse momento, gerando sentimentos de angústia dentro de você mesmo.

Veja, o movimento é todo seu! Consegue perceber?

Por esse motivo é muito importante entendermos o que está por trás da procrastinação, para que aí possamos nos livrar dela de forma genuína e não através de dicas de organização.

O aluno que está procrastinando as aulas online, pode estar com receio de ser prejudicado em seu resultado final, por não estar habituado a esse sistema. Pode estar se cobrando por uma absorção melhor do conteúdo e a si mesmo.

A procrastinação, quando não olhada mais internamente, é um ciclo vicioso sem chance de rompimento. Olhe para dentro de você, entenda seus medos, suas inseguranças e os encare de frente. Se assim o fizer, você deixará de fugir de seus medos e quem fugirá de você será a própria procrastinação.

Entre em contato comigo, venha para um bate papo gratuito e sem compromisso para entender melhor como posso te ajudar.