O que é PNL

O que é Programação Neurolinguística

Já ouviu falar em PNL?  A Programação Neuroliguística se baseia no princípio de que por trás de todo nosso comportamento existe um padrão, uma estrutura interna de pensamentos e sentimentos que irão impactar diretamente em nossos comportamentos e consequentemente nos resultados que alcançamos em nossas vidas.

Dessa forma, a PNL nos permite compreender os nossos funcionamentos internos inconscientes, os modelos de comportamento e a partir disso podemos questioná-los e se necessários modificá-los. Funcionamentos inconscientes X modelos de comportamentos, não te parece uma mistura de Psicanálise X comportamental?

O fato é que a partir de nossos experiências de vida, nos programamos a ter crenças e comportamentos advindos delas que determinam diretamente nossos resultados.

Um fato externo é igual para todos, mas recebemos as informações desse evento através de canais sensoriais (NEURO) e as filtramos internamento de forma subjetiva (PROGRAMAÇÃO), gerando sentimentos e emoções que irão impactar diretamente o nosso comportamento (LINGUÍSTICA).

PNL e Psicologia

Não parece que tudo se encaixa agora?

Os conhecimentos da PNL nos permitem trabalhar esses filtros a favor do paciente para que ele obtenha um resultado mais favorável dentro de sua perspectiva. É uma reprogramação mental que feita da forma correta pode transformar sua visão sobre as coisas.

Reprogramação mental

Mas afinal, o que é a reprogramação mental?

Para falar de reprogramação precisamos primeiro falar sobre “programação mental”. A programação mental é formada a partir de crenças e experiências que temos no decorrer das nossas vidas e que irão determinar como agimos, pensamos e reagimos diante dos desafios. Por exemplo, João* em sua adolescência diante de uma experiência negativa gerou uma crença de que “tudo aquilo que fazia dava errado”. 

Ele gerou essa crença, após uma experiência negativa, em que ele não alcançou os resultados esperados obviamente. É possível que em outro momento de sua vida, já na fase adulta ele se pegue procrastinando uma importante decisão por ter receio que sua decisão não seja correta, exatamente por ter em sua programação mental algo lhe informando que “tudo aquilo que faz dá errado”. Se essa crença não for modificada ela irá impactar não só nesta ação mas em diversas outras. E é nesse momento que entra a reprogramação mental, podendo modificar o seu mindset, as ideias negativas e os comportamentos que o levaram à auto sabotagem.

Se identificou em alguns momentos? Conseguiu achar em você um comportamento que seja já te sabotou e te prejudicou de alguma maneira?

Em que momentos você também é o João na sua vida? E por que não buscar mudanças que possibilitem a você desenvolver novas percepções, habilidades e comportamentos? A PNL e a Hipnoterapia são técnicas essenciais para esse processo, venha conhecer um pouquinho mais sobre os processos que podem representar um divisor de águas na sua evolução em um bate papo comigo.⠀