O autoconhecimento pode me livrar da insatisfação?

O autoconhecimento pode me livrar da insatisfação?
É normal que você esteja sempre visando novas conquistas, e quando alcança uma delas, já começa a sonhar com algo ainda maior, mas estes “sonhos” nem sempre trazem satisfação, pois podem ser desejos externos.
Para descobrir seus verdadeiros objetivos, uma ótima ferramenta é o autoconhecimento.
Terminar a faculdade aos 23, casar aos 25, ter filhos aos 30, comprar uma casa maior, um carro mais novo, um celular mais moderno. São buscas válidas, mas nem sempre são os desejos reais de uma pessoa.
É possível que essas conquistas sejam apenas o reflexo das expectativas de outras pessoas – família, amigos, colegas, publicitários… – sobre o que devemos fazer, e por isso continuamos insatisfeitos, mesmo alcançando todas elas.
Quando não conseguimos aproveitar o que já conseguimos, sempre pensando no que poderíamos obter, é um sinal de que devemos praticar o autoconhecimento.
Pergunte a si mesmo quais são os seus objetivos na vida.
Algumas respostas vão surgir, mas há uma chance de que elas não sejam realmente sua – são apenas as vozes que você escutou a vida inteira. Respire fundo, e tente mais uma vez: quais são os seus objetivos na vida?
Exercitar o autoconhecimento exige tempo. É como se houvessem várias camadas de personalidade construídas, do nosso “eu” para as outras pessoas. Esse é o indivíduo que somos para os nossos pais, amigos, colegas, professores, familiares e namorados(as).

O autoconhecimento pode me livrar da insatisfação?

Por baixo dessas camadas, vamos encontrando um “eu” que é cada vez mais nosso.
Os desejos que fazem a nossa alma brilhar de empolgação, e normalmente vêm acompanhados de um medo, um questionamento sobre qual será a opinião das pessoas em relação à isso.
Se você encontra um novo objetivo, e pensa que “todo mundo vai achar que enlouqueceu”, é um sinal de que ele é realmente seu, e não o que os outros esperam de você.
A vida pode ser mais do que repetir a mesma fórmula de todo mundo, e nunca sentir satisfação com as suas conquistas.
Pratique o autoconhecimento, descubra o que te faz ser uma pessoa única, e vá em busca disso!