Conheça a Psicologia

Conheça a Psicologia

A psicologia é uma ciência que trata dos estados e processos mentais do comportamento do ser humano e de suas interações com o ambiente. Ela nos ajuda a compreender melhor a nós mesmos e nos relacionar com o mundo ao nosso redor. 

Um psicólogo ou psicóloga é aquele profissional especialista que estudou a aplica a psicologia em seu trabalho, seja no atendimento clínico ou em outros setores. 

A psicologia pode ser aplicada das mais diversas formas de terapias. São diversos conjuntos de práticas psíquicas, corporais e espirituais que atuam na saúde e no bem-estar do indivíduo.

A terapia psicológica é a mais comum e mais reconhecida, mas até dentro dela existem várias linhas de atuação, como a psicanálise, a comportamental, a Junguiana. Aliás, você sabia que existem inúmeras linhas de atendimento dentro da psicologia?

Pois é, cada psicólogo costuma seguir uma linha ou ter uma delas como base utilizando suas teorias e técnicas durante a sua terapia.

Embora tenhamos muitas linhas, as principais e mais conhecidas são: psicanálise, comportamental, junguiana, humanista, lacaniana e psicodrama.

Todas as linhas possuem pontos positivos e o mais importante quando você for escolher a sua terapia é entender em qual “espaço” você se sente melhor, já que todas elas irão lhe proporcionar a evolução que você procura, cada uma delas por um caminho diferente.

A minha linha de base no consultório é a psicanálise, estruturada pelos estudos de Freud, leva em conta a existência dos processos inconscientes.

Você conhece essa linha ou outra?

Meu maior foco de atuação, a psicanálise. 😍

A psicanálise foca nos processos inconscientes do sujeito, promovendo a consciência de emoções e comportamentos inconscientes e habitualmente recorrentes. Permitindo a integração desses aspectos a luz da consciência e promovendo o funcionamento da mente e da cura do paciente.

Quantas vezes não percebemos os nossos próprios movimentos? Quantas vezes repetimos padrões de comportamentos de forma inconsciente e desapercebida? É aí que acontece a “mágica” da psicanálise.

A abordagem mais moderna da psicanálise, enfatiza uma aproximação não crítica e empática com o paciente, deixando-o seguro durante todo o processo.

A psicanálise é uma terapia dentro da psicologia que demanda de maior tempo de atuação já que se encaixa em uma linha “global”, cujo objetivo é promover mudanças importantes em toda a sua perspectiva de vida, diferindo-se então, de terapias como as comportamentais e breve que tendem a concentrar suas forças na redução de sintomas de forma objetiva.

E dentro do meu consultório?

Sendo formada em Psicologia, dentro do consultório atuo com a terapia psicológica juntamente com a Hipnoterapia e a Programação Neurolinguística.

É sempre mais efetivo quando podemos alinhar terapias e técnicas diferenciadas em benefício à saúde do paciente e é a partir dessa percepção que venho integrando e complementando o tratamento para os meus pacientes.

Em suma, a terapia irá lhe auxiliar para que você aprenda a lidar consigo mesm@, com seus conflitos e queixas, desenvolvendo habilidades, capacidades e comportamentos diferenciais que o aproximarão de uma vida mais completa, saudável e produtiva equilibrando sua mente de forma efetiva.

Me manda também se você tiver dúvidas, sugestões e faça junto comigo um perfil ainda melhor!

O Psicólogo não tira ninguém do buraco. Ele precisa fazer você entender quais passos te levaram até lá e quais passos precisa dar para sair, mas a caminhada é sua.