Como evitar o stress no trabalho?

A insatisfação e o stress no trabalho atingem cada vez mais pessoas, e não é só você ou os seus
colegas que estão reclamando disso: um levantamento do Instituto Locomotiva com 1019
entrevistados mostra que 56% das pessoas está insatisfeita com seus empregos.
Os ambientes de trabalho que incentivam a rivalidade entre os colegas, a alta rotatividade e chefes que
sabem apenas passar tarefas, sem estimular o desempenho dos colaboradores são alguns dos fatores
externos que geram o stress no trabalho, mas nós também devemos analisar como questões internas
contribuem nesse processo.
Para grande parte da população o trabalho é apenas uma obrigação que precisa ser cumprida para
pagar as contas e “ser alguém na vida”.
O problema é que, em média, ele consome 40% do tempo que passamos acordados em uma semana,
e o stress produzido em um trabalho que não nos dá nada além do dinheiro atravessa as paredes da
empresa para chegar até nossa casa, contribuindo para discussões com a família, vícios, transtornos do
sono, de saúde e assim por diante.
Então como evitar o stress no trabalho?
Alguns conteúdos na internet recomendam distrações, formas paliativas de lidar com essa questão,
mas ao invés de combater o stress no trabalho, elas apenas escondem o problema por alguns dias.
Precisamos abordar essa questão com uma visão de médio e longo prazo, identificando quais partes
do seu trabalho são responsáveis por ele, e fazendo um planejamento de carreira para se livrar delas,
uma por uma.
A psicologia pode dar grandes contribuições, ajudando com o autoconhecimento para descobrir seus
pontos fortes e fracos, como o trabalho pode te satisfazer para além do financeiro, como administrar
os conflitos com os colegas e chefes, e assim por diante.
Com uma abordagem através da terapia, você pode projetar um cenário totalmente novo para o seu
emprego, ou reformar as estruturas do antigo, e construir um ambiente que ao invés de criar stress no
trabalho vai promover a sua satisfação pessoal e profissional.