autoconhecimento

Autoconhecimento

O autoconhecimento é a investigação e o conhecimento de si mesmo, trabalhando o desenvolvimento da autoimagem, reconhecendo qualidades, capacidades, defeitos e pontos a melhorar, buscando o equilíbrio da autocrítica que lhe bate à porta.

Ele é fundamental quando falamos de  todas as áreas da vida, trabalho, relacionamentos, espiritualidade… Como vamos conhecer e amar ao outro se não sabemos quem somos? Com autoconhecimento nós sabemos do que gostamos, do que não gostamos, do que nos faz bem, conseguimos ainda descobrir como viver a vida de maneira que nos deixe feliz, independente do outro. 

Ter autoconhecimento é compreender melhor quem você é, o que você busca e como chegar até aquilo que busca. Ter autoconhecimento é tomar decisões de forma equilibrada, tranquila e saudável para si mesmo refletindo àqueles que estão a sua volta.

Autoconhecimento e ansiedade

Autoconhecimento tem tudo a ver com ajuda no controle da ansiedade. Por exemplo, ao buscar mais conhecimento sobre si você aprende a identificar os gatilhos de suas crises de ansiedade. 

Você sabe identificar os gatilhos da sua ansiedade?🧠🧐

Primeiro é importante que você compreenda que os gatilhos são as lembranças, comportamentos ou ações que antecedem a sua ansiedade. Antes de você se sentir ansiose muitas vezes você estava pensando em algo e este algo te deixou preocupade e foi o exato “gatilho” para a sua ansiedade.

Como identificar os Gatilhos da ansiedade

Vou te dar um exemplo: Digamos que amanhã você tem uma entrevista de emprego. Nesse momento, você começa a pensar sobre o quanto é importante que você passe uma boa imagem para que seja aprovado pelo entrevistador. Se for aprovado, poderá pagar aquela dívida que vence na próxima semana, ela ficará uns dias atrasada, mas poderá ser paga. Porém caso não passe na entrevista essa dívida não poderá ser paga e após essa vencerá mais uma conta na sequência e PAH sua ansiedade toma conta de você.

O gatilho para sua ansiedade aqui é a questão financeira e não a entrevista em si.

Ta bem, mas o que adianta eu entender isso? Adianta que se eu deixar esse gatilho me deixar ansiose, a probabilidade da ansiedade me atrapalhar na entrevista é muito grande. Agora, se eu conseguir separar o gatilho da entrevista, eu tenho muito mais chances de ter um bom resultado e consequentemente de solucionar o meu desafio gatilho. Tá vendo como o autoconhecimento é mais do que fundamental nesse caso?

Conheça seus gatilhos

Em outras situações eu posso trabalhar o meu gatilho separadamente, se ele for por exemplo um medo de sair de casa, de contaminação, de perda, de me apaixonar, de aparecer em público e etc.

Sei que é mais difícil identificar quando o gatilho é nosso e por isso acompanhamento psicológico é tão importante. Além de te ajudar a encontrar o gatilho, o profissional poderá te ajudar a trabalhá-lo e solucionar o seu desafio.

Por tudo isso e muito mais que fazer terapia pode ser uma ferramenta fundamental para quem quer mergulhar no mundo do autoconhecimento. A terapia contribui em cada um desses passos, compreendendo quais são as faltas que você busca preencher, quais crenças tem sobre si, como você se vê e como credita a si também.

Que tal se conhecer melhor? Essa pessoa que você conhece por toda a sua vida? ⠀

@AmandaSchmitzPsicologa 📞+55 11 993407666

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH