Ansiedade é uma emoção comum ao ser humano. Todos nós sentimos ansiedade, o desafio começa quando o nível dessa ansiedade se torna excessivo, desencadeia crises de ansiedade frequentes e você se vê preso ao seu futuro deixando de vivenciar o seu presente de forma completa, acarretando problemas em diversas áreas da sua vida.
Quando percebemos os sinais de que isso está atrapalhando sua vida é imprescindível pedir ajuda, pois os sintomas podem aumentar gerando outros distúrbios, inclusive crises de pânico. Busque um psicólogo, pois um profissional pode auxiliar a sair das crises e encontrar causas possíveis para o desencadeamento das crises. Cuide sempre de sua saúde mental. A ajuda de psiquiatras pode se fazer necessária, para a indicação de remédios emergenciais, mas o acompanhamento psicológico é fundamental para resolver o problema.
Sintomas de uma Crise de Ansiedade
É muito comum que pessoas apareçam em meu consultório dizendo que estão buscando terapia, pois tiveram uma crise de ansiedade, porém quando busco entender percebo que nem sempre os sintomas são correspondentes.
O que acontece durante uma crise é que sintomas de ansiedade e pânico se manifestam de forma intensa e podem inclusive gerar sintomas físicos como:
- falta de ar;
- tremedeira;
- palpitação;
- dor no peito;
- angústia;
- descontrole;
- preocupação exagerada;
- insônia;
- agitação de pernas e braços;
- nervosismo;
- sensação de que algo ruim irá acontecer.
Para evitar a continuidade das crises é importante avaliar os momentos que a antecedem, tentando entender quais são os gatilhos que acionam a crise. Buscando entender os pensamentos, emoções e sentimentos envolvidos antecedentes destes momentos. Dessa forma é possível trabalhar na resolução destes gatilhos e minimizar as futuras crises.
Você já teve crises de ansiedade? Conta pra gente como você costuma fazer para sair das crises.
Cansaço e Stress influenciam nas crises de ansiedade
Você sabia que o cansaço excessivo deve ser encarado como alerta? Ele faz parte da lista de sintomas de diversos distúrbios psicológicos, dentre eles os principais como ansiedade e síndrome de bournout e depressão. Além dos distúrbios psicológico, o cansaço excessivo está diretamente ligado à doenças como anemia, diabetes e alterações de tireóide.
Portanto, independente à qual desafio o seu cansaço esteja ligado, o mais importante é dar atenção para a forma com a qual nosso corpo nos comunica algo. Desde uma dor de cabeça, até o estresse excessivo, por exemplo, nosso corpo está a todo o momento nos comunicando e passando informações. Cabe a nós darmos importância para cada um desses sinais, respeitando o seu corpo e consequentemente a sua mente sempre.
Olhe para você, entenda os seus sinais e aprenda a respeitá-los!
Fique muito atento aos sinais e não ignore a recorrência deles, tratamento no início pode ser muito mais efetivo e menos doloroso. Fale comigo!
Como sair de uma crise de ansiedade?
Para encerrar vou trazer uma técnica de como sair da crise utilizando os seus próprios sentidos
O grande “pulo do gato” para se livrar das crises de ansiedade é a mudança de foco e isso pode ser feito utilizando os seus próprios sentidos.
Quando estiver em uma crise de ansiedade, o primeiro passo é iniciar uma respiração calma e tranquila, que irá regular e equilibrar o seu corpo bioquimicamente te deixando mais calm@.
Mantenha a respiração e siga a seguinte lista de exemplo:
- Cite 5 coisas que está vendo ao seu redor (pode ser até o celular, a parede…..etc);
- Observe 5 coisas que você está ouvindo;
- Fale 3 coisas que você pode sentir o cheiro nesse momento;
- Lembre 3 coisas que você comeu por último;
- Diga qual foi o melhor livro/filme que você já leu/viu;
- Conte a história desse livro/filme e o porque você gostou tanto dele;
- Qual é a sua música preferida?
- E a sua banda?
Perceba que todas as indagações fazem com que você pense em algo diferente e te permitem mudar o foco daquilo que te levou a crise. Esse é o ponto! Mudar de foco, sair da crise, recomeçar.
Que tal? Simples e eficiente, não é? Faz o teste e me conta como se sentiu depois!