PSICOTERAPIA

PSICOTERAPIA

A Psicoterapia é um tipo de terapia especializada em tratar questões psicológicas, tais como: ansiedade, depressão, estresse pós-traumático, TOC (transtorno obsessivo compulsivo), transtorno bipolar, dependências químicas, compulsões, transtorno de personalidade borderline, entre outros com objetivo de proporcionar saúde mental ao paciente, tendo sua efetividade comprovada cientificamente.

Além de ser a principal linha de tratamento para o psiquismo, a Psicoterapia é um processo dialético, entre psicólogo e paciente, onde ideias iniciais se transformam através do diálogo gerando novos conteúdos.

Portanto, trata-se de um trabalho colaborativo em prol de resoluções conflitivas através de consultas de aproximadamente 50 minutos. A periodicidade varia de acordo com a demanda e a necessidade do paciente, porém o mais comum são sessões semanais inicialmente.

As sessões contam com tratamento humanizado, mantendo uma postura neutra e sem julgamentos, gerando acolhimento ao sofrimento psíquico. Todos os atendimentos contemplam sigilo obrigatório das informações concedidas pelo paciente.

Tratamento humanizado

As sessões contam com tratamento humanizado, mantendo uma postura neutra e sem julgamentos, gerando acolhimento ao sofrimento psíquico. Todos os atendimentos contemplam sigilo obrigatório das informações concedidas pelo paciente.

individual, de casal ou em grupo?

A psicoterapia pode ser individual, de casal ou em grupo. E no que tange sua duração falamos em psicoterapia breve e de longo prazo. Saiba mais em “psicoterapia breve e de longo prazo”.

Ativação de recursos internos

Através da psicoterapia, ocorre a ativação de recursos internos do paciente, resultando em mobilização e consequente mudança, advinda das análises contrastivas e exposição de padrões comportamentais que buscam o encontro de sentido para aquilo que o sujeito experiencia. Proporcionando então ao paciente, a aquisição de novas habilidades, capacidades e competências.

O processo psicoterápico

O processo psicoterápico trabalha diretamente com o autoconhecimento do sujeito,
buscando a substituição de comportamentos destrutivos, o controle dos estímulos e o gerenciamento emocional,
acarretando autoeficácia do paciente, capacitando-o a lidar de forma autônoma com novos desafios futuros,
se adaptando a realidade psíquica e emocional, gerenciando a influência do ambiente em seus comportamento com congruência.

A terapia é certamente um divisor de águas na vida do sujeito. A psicoterapia pode ser realizada de maneira presencial, no consultório, ou online (atualmente aprovada pelo Conselho Federal de Psicologia). Além disso, é composta por um trabalho interdisciplinar, estabelecendo diálogo com outros profissionais como psiquiatras, de acordo com a necessidade do paciente.

Para saber quando deve se considerar a necessidade de fazer terapia, é importante que você compreenda que a busca de ajuda não ocorre quando chegamos a extremos, mas sim, no momento em que nos deparamos com dificuldades e questões de difícil resolução que interferem diretamente no andamento de nossas vidas.

Pedir ajuda, solicitando o auxílio de um profissional é reconhecer a importância do cuidado com si próprio e valorizar o seu autoconhecimento.

Saiba mais em “Quando buscar ajuda”.

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH