Segundo a atual definição pela Associação Americana de Psicologia, é um estado de consciência que envolve atenção focada e consciência periférica reduzida, caracterizado por uma maior capacidade de resposta à sugestão. É um estado mental, ou um tipo de comportamento, usualmente induzidos por um procedimento conhecido como indução hipnótica, o qual é geralmente composto de uma série de instruções preliminares e sugestões.
Para que a Hipnose seja efetiva o paciente precisa estar disposto e se entregar ao momento da hipnose onde ele irá relaxar e entrar em um estado meditativo.
Porém, a hipnose não é apenas um motivo de brincadeira e espetáculos de artistas que usam a técnica para arrancar boas risadas dos espectadores. Dentro do consultório a hipnose é coisa séria, uma ferramenta importante de tratamento para as mais diversas situações.
Hipnose e a Psicologia
Como acontece a Hipnoterapia?
Na sua primeira sessão, após definidos os objetivos do tratamento o hipnoterapeuta irá traçar uma estratégia de acordo com as técnicas que se encaixam mais para o seu desafio.
A hipnose acontecerá inicialmente através de um simples relaxamento, muito próximo àqueles experienciados em processos como meditação, yoga, reiki….
Através desse relaxamento haverá um rebaixamento das ondas cerebrais. Já ouviu falar em Alfa, Gama, Beta, Delta e Tetha? Pois é, vamos passar por elas durante o relaxamento e encontrar um nível ideal dentre elas de acesso ao seu subconsciente.
A partir do momento em que o acesso ao subconsciente estiver “liberado”, podemos enviar informações que serão recebidas e integradas ao seu subconsciente, provocando assim através do trabalho terapêutico as mudanças necessárias para transpor os seus desafios.
*Lembrando que o processo é totalmente consciente, você acompanhará tudo o que estiver acontecendo.
Cura com Hipnose
Você sabia que a Hipnose é utilizada para o alívio e cura de muitas dores crônicas?
Exatamente. Isso acontece pois muitas dessas dores estão diretamente associadas ao nosso emocional. Lembra quando falamos nos posts anteriores sobre somatização?
Pensa em uma dia cansativo, onde você ficou muito irritad@ com uma situação específica e depois disso ficou com uma super DOR DE CABEÇA. Ou naquele dia que aquele trabalho te deu até DOR DE ESTÔMAGO.
Esses são dois exemplos de dores somatizadas que podem facilmente serem amenizadas ou até mesmo solucionadas através da hipnose.
Quer conhecer um pouco mais?
Mande sua dúvida aqui ou Agende uma sessão!
@AmandaSchmitzPsicologa📞+55 11 993407666