Se você tem insônia e dificuldades para dormir, é possível que de algum modo isso tenha a ver com uma depressão, ou até mesmo que isso possa favorecer ao surgimento. Da mesma maneira, quem já foi diagnosticado com uma depressão, é comum ter também insônia e problemas relacionados ao sono.
Qual a relação da insônia e a depressão?
Algumas vezes a insônia pode ser um sinal da depressão que passa despercebido entre os sintomas mais conhecidos. Vamos ver quais os principais sintomas de depressão:
- Tristeza
- Apatia
- Falta de Interesse
- Desânimo Constante
- Deixar de fazer as coisas que mais gosta
- Falta de Apetite OU Compulsão alimentar
- Insônia
A Insônia é um dos últimos lembrados e pode ser um fator a criar um ciclo vicioso. Ao deixarmos de dormir nosso corpo e mente não fazem o descanso necessário para recuperar as energias, e no dia seguinte precisamos retirar força e energia de um corpo já exausto por não ter dormido, com isso a sensação de mal estar e cansaço se agrava, o que pode gerar mais estresse e com isso mais noites sem dormir.
É claro, a insônia pode vir de muitos outros fatores relevantes e sempre precisa ser acompanhada por um médico que fará os exames e a investigação necessária para descobrir se a origem da insônia pode ser física e neurológica, ou um desequilíbrio emocional, que deve então receber o acompanhamento de um psicólogo e até mesmo de um psiquiatra, dependendo da gravidade.
Como melhorar da insônia⠀
Como falamos, o principal é entender se a sua insônia é constante, e buscar um médico para um acompanhamento e melhora efetiva. Enquanto isso, há algumas medidas simples que podem te ajudar a ter uma noite de sono um pouco melhor.
Criar uma rotina de sono onde, além de procurar se deitar no mesmo horário, você cria uma rotina, por exemplo: A partir das 20h não entrar em contato com nenhum eletrônico que emita luz como, computadores, televisão e celular. A noite comer só comidas leves, ler um livro e meditar antes de dormir também são opções ótimas para quem busca uma maior harmonia para dormir melhor. E é claro, ao despertar na manhã seguinte, procure um profissional! Combinado?
@AmandaSchmitzPsicologa 📞+55 11 993407666