A psicoterapia breve e a de longo prazo são intervenções terapêuticas com eficácia comprovada que diferem principalmente pelo prazo e objetivo pretendido.
Na psicoterapia breve é necessário estabelecer um objetivo a ser trabalhado, através da compreensão diagnóstica do paciente que possibilita então a definição de um foco para o processo. Tal objetivo deve ser passível de ser alcançado em um curto prazo de tempo. É um processo psicoterápico indicado para aqueles que não dispõem de investimentos financeiros e temporais para realização de uma terapia de longo prazo, para aqueles que têm dificuldade em vincular-se a um processo mais longo e para a resolução de dificuldades pontuais. Lembrando claro, que a psicoterapia breve está diretamente ligada à possibilidade de se trabalhar mediante a um foco e objetivo específico.
Inicialmente é realizada então, uma entrevista onde o paciente irá relatar sua queixa, um breve histórico de sua vida e juntamente com o psicólogo delimitar o foco de seu tratamento. A definição deste foco é de extrema importância, pois será o tema a ser trabalhado durante as sessões.
Quando existem diversos temas a serem trabalhados ou um desejo de conhecer a si mesmo com maior profundidade, indica-se a realização da psicoterapia de longo prazo que será mais eficaz e conseguirá abordar as temáticas de forma mais ampla e benéfica para o paciente. Dessa forma, a psicoterapia deve ser vista como um processo de longo prazo para que o paciente desenvolva autoconhecimento e reflexão sobre os mecanismos psíquicos que moldam sua vida, auxiliando-o na resolução das dificuldades.
Em ambas as psicoterapias trabalha-se com a realização de interpretações psicanalíticas na busca de reflexões que resultem no desenvolvimento do paciente. Sendo caracterizadas desde um suporte até um contínuo desenvolvimento pessoal.