A psicanálise foca nos processos inconscientes do sujeito, promovendo a consciência de emoções e comportamentos inconscientes e habitualmente recorrentes. Permitindo a integração desses aspectos a luz da consciência e promovendo o funcionamento da mente e da cura do paciente.
Quantas vezes não percebemos os nossos próprios movimentos? Quantas vezes repetimos padrões de comportamentos de forma inconsciente e desapercebida? É aí que acontece a “mágica” da psicanálise.
Em linguagem comum, o termo “psicanálise” é muitas vezes usado como sinônimo de “psicoterapia” ou mesmo de “psicologia“. Mas não é bem assim. Em linguagem mais própria, no entanto, psicologia refere-se exatamente à ciência que estuda o comportamento e os processos mentais, psicoterapia ao uso clínico do conhecimento obtido por ela, ou seja, ao trabalho terapêutico baseado nas teorias da psicologia como um todo, e psicanálise refere-se à uma das várias formas de psicoterapia baseada nas teorias vindas principalmente do trabalho de Sigmund Freud. Sendo assim, a psicanálise é então um termo mais específico, sendo uma entre muitas outras abordagens de psicoterapia.
Psicanálise Moderna
A abordagem mais moderna da psicanálise, enfatiza uma aproximação não crítica e empática com o paciente, deixando-o seguro durante todo o processo.
A frequência alta de sessões foi sugerida por Freud como parte do processo psicanalítico. Ainda hoje é vista como a principal forma de estabelecer o vínculo terapêutico entre psicanalista e paciente. Por isso os tratamentos de Psicanálise podem levar anos para serem concluídos. Até por isso que, no meu consultório com os pacientes, gosto de mesclar técnicas como terapia comportamental, Programação neurolinguística e Hipnoterapia.
Mas é importante ressaltar que a psicanálise é mesmo uma terapia que demanda de maior tempo de atuação já que se encaixa em uma linha “global”, cujo objetivo é promover mudanças importantes em toda a sua perspectiva de vida, buscando entender questões do passado e bloqueios internos, diferindo-se então, de terapias como as comportamentais e breve que tendem a concentrar suas forças na redução de sintomas de forma mais objetiva.
Cada caso e cada paciente pede um tratamento com alternativas diferentes. Agora que você conhece um pouquinho mais sobre a Psicanálise, marque um papo comigo, fiquei a vontade para tirar todas as suas dúvidas e receios. Estou sempre a disposição. ⠀
@AmandaSchmitzPsicologa 📞+55 11 993407666