Terapia de Casal

Terapia de Casal

,A Terapia de Casal é o que muitos casais em conflito buscam para ajudar a sair de uma crise, resolver alguma situação que esteja incomodando ambos dentro do relacionamento e melhorar a comunicação entre o par.

É uma ferramenta valiosíssima onde o principal ponto é a comunicação. Uma avaliação inicial para uma Terapia de Casal sempre envolve ouvir as duas partes, quais são suas queixas, questões, incômodos e os resultados esperados a partir dos encontros. É comum ainda que a primeira conversa seja feita individualmente com cada parte do casal.

O psicólogo profissional que trata de casais ajudará ambos como um só, por isso as sessões são feitas sempre juntos.

De todo modo, é importante ainda que cada uma das partes do casal consulte também um profissional sozinho, caso existam questões particulares e mais profundas a cada um, isso não será abordado durante a terapia de Casal.

Como funciona a Terapia de Casal 

Durante as sessões, todos terão um espaço de fala. É importante ressaltar que o que se busca na Terapia de Casal é a saúde emocional e mental de ambas as partes do casal. Essa é a principal responsabilidade de um Psicólogo quando trata de casais. E não a ruptura de uma relação ou resolução das desavenças e fortalecimento do vínculo.

Cabe a nós, profissionais de psicologia que trabalham com atendimento de casal na terapia, ter a sensibilidade de entender as situações e conseguir entender de cada uma das partes qual o real desejo ali, se é uma separação amigável e saudável para ambos, ou se a manutenção da relação.

Vale pontuar que, casais que procuram por esse tipo de atendimento podem querer ficar juntos e levar uma vida melhor juntos, e há também quem busque o apoio de uma terapia de casal para encontrar uma separação amigável. O mais importante é ressaltar que sempre há carinho e um olhar especial pelo que essa relação significou na vida um do outro e toda a história que já foi vivida até ali.

Por serem situações específicas dentro da vida dos pacientes que envolvem a vida a dois, as sessões de Terapia de Casal tem a tendência de durar de alguns poucos meses a um ano. 

A importância é a comunicação

É normal que durante as sessões os pacientes abram o coração um para o outro de maneira não feita antes. Esta ferramenta é importante para ampliar o seu entendimento sobre o outro, quem você ama e quer bem, assim como fazer essa pessoa ver mais sobre você. Sendo assim pode haver um crescimento individual que é feito junto. Ambos sempre podem aprender a agir de maneira diferente, escutar, entender e se comunicar de maneira saudável com aquela pessoa que você decidiu dividir o caminho da vida. 

Todo psicólogo é habilitado para tratar de casais e aqui no consultório faço também o atendimento de Terapia para Casais. Há alguns com especialização e métodos e ferramentas específicas. Meu objetivo sempre será a saúde e felicidade de ambas as partes de um casal. Quer saber mais? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato comigo que podemos conversar. 

@AmandaSchmitzPsicologa 📞+55 11 993407666

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH