Psicoterapia breve e de longo prazo

A psicoterapia breve e a de longo prazo são intervenções terapêuticas com eficácia comprovada que diferem principalmente pelo prazo e objetivo pretendido.
Na psicoterapia breve é necessário estabelecer um objetivo a ser trabalhado, através da compreensão diagnóstica do paciente que possibilita então a definição de um foco para o processo. Tal objetivo deve ser passível de ser alcançado em um curto prazo de tempo. É um processo psicoterápico indicado para aqueles que não dispõem de investimentos financeiros e temporais para realização de uma terapia de longo prazo, para aqueles que têm dificuldade em vincular-se a um processo mais longo e para a resolução de dificuldades pontuais. Lembrando claro, que a psicoterapia breve está diretamente ligada à possibilidade de se trabalhar mediante a um foco e objetivo específico.
Inicialmente é realizada então, uma entrevista onde o paciente irá relatar sua queixa, um breve histórico de sua vida e juntamente com o psicólogo delimitar o foco de seu tratamento. A definição deste foco é de extrema importância, pois será o tema a ser trabalhado durante as sessões.
Quando existem diversos temas a serem trabalhados ou um desejo de conhecer a si mesmo com maior profundidade, indica-se a realização da psicoterapia de longo prazo que será mais eficaz e conseguirá abordar as temáticas de forma mais ampla e benéfica para o paciente. Dessa forma, a psicoterapia deve ser vista como um processo de longo prazo para que o paciente desenvolva autoconhecimento e reflexão sobre os mecanismos psíquicos que moldam sua vida, auxiliando-o na resolução das dificuldades.
Em ambas as psicoterapias trabalha-se com a realização de interpretações psicanalíticas na busca de reflexões que resultem no desenvolvimento do paciente. Sendo caracterizadas desde um suporte até um contínuo desenvolvimento pessoal.
 

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH