PNL

Programação Neurolinguística

A PNL (Programação Neuroliguística) se baseia no princípio de que por trás de todo nosso comportamento existe um padrão, uma estrutura interna de pensamentos e sentimentos que irão impactar diretamente em nossos comportamentos e consequentemente nos resultados que alcançamos em nossas vidas.

Dessa forma, a PNL nos permite compreender os nossos funcionamentos internos inconscientes, os modelos de comportamento e a partir disso podemos questioná-los e se necessários modificá-los. Funcionamentos inconscientes X modelos de comportamentos, não te parece uma mistura de Psicanálise X comportamental?

O fato é que a partir de nossos experiências de vida, nos programamos a ter crenças e comportamentos advindos delas que determinam diretamente nossos resultados.

Um fato externo é igual para todos, mas recebemos as informações desse evento através de canais sensoriais (NEURO) e as filtramos internamento de forma subjetiva (PROGRAMAÇÃO), gerando sentimentos e emoções que irão impactar diretamente o nosso comportamento (LINGUÍSTICA).

Não parece que tudo se encaixa agora?

Programação Neurolinguística e ansiedade

Você sofre de ansiedade? Então segue na leitura desse post, pois hoje eu vim te ensinar uma técnica super bacana de PNL (programação Neurolinguística) para controle de ansiedade.

Essa técnica servirá para você utilizar no momento em que a ansiedade te pegar ok?

Nesse momento, quero que você pense em que lugar do seu corpo você está sentindo a sua ansiedade. Por exemplo, tem pessoas que sentem um aperto na GARGANTA, uma palpitação no PEITO ou até mesmo uma dor forte no ESTÔMAGO. Onde você sente a sua ansiedade? Fechar os olhos pode te ajudar. Responder essa pergunta é o 1º passo deste exercício.

O 2º passo é compreender que quando falamos de uma emoção, entendemos que existe movimento. Então se você sente a sua ansiedade na garganta ela está se movimentando também. Pensando por exemplo em movimentos circulares, sua ansiedade gira para onde? Direita, esquerda? Para frente ou para trás?

Quando você imaginar a sua ansiedade girando ali, imagine também algumas setinhas vermelhas acompanhando esse giro.

3º passo: Vamos tirar essa ansiedade de dentro de você? Isso mesmo, imagine esse giro de ansiedade saindo do seu corpo e se posicionando na sua frente.

4º passo: Vamos diminuir o giro, fazendo com que ele se torne cada vez mais lento até parar. Assim que parar vamos inverter, se ele girava para a esquerda vamos mudar para a direita, se era para trás agora será para frente. Aproveita e muda também a cor dessa setinha de vermelho para azul.

5º e último passo, traga esse giro novamente para dentro de você e perceba que a sensação agora é oposta a ansiedade. Intensifique então esse giro o tornando mais forte e mais rápido a medida que você se sente mais tranquilx e relaxadx.

Experimenta e depois me conta aqui nos comentários como você se sentiu com essa técnica.

@AmandaSchmitzPsicologa

📞+55 11 993407666

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH