Insegurança

Insegurança no Relacionamento

Se sentir inseguro é comum. Muitas vezes temos insegurança para fazer algum trabalho, uma conversa e por ai vai. Saiba que este é um sentimento comum que pode afetar muitas relações. Pessoas são diferentes e elas, ao se relacionarem esperam coisas diferentes, há cobranças, dúvidas, e várias outras diferenças que acabam refletindo em alguma insegurança.

Como psicóloga, é comum ver no consultório sentimentos nesse sentido que acabam abalando as relações a dois. Isso é mais frequente do que você imagina. Essa insegurança pode afetar diretamente a comunicação, autoestima e a confiança entre as partes do casal que garantem uma relação saudável no dia a dia.

Toda insegurança surge do medo. Medo de perder o outro que está ao seu lado. Que a pessoa não te queira mais, que seja rejeitado, medo de um término, de ser deixado de lado e por ai vai.

Medo é normal e faz parte do nosso dia a dia. Mas você não pode deixar que esse medo te domine. Todas as outras experiências do relacionamento, o amor, paixão, companheirismo e respeito devem superar essa insegurança.

Insegurança e Ciúme

Muitas vezes a insegurança está acompanhada de ciúme. A partir dele ideias fantasiosas e até obsessivas podem surgir.  O ciúme passa a dominar pessoas que sentem muita insegurança. Pessoas que sentem ciúme tendem a querer dominar e controlar o parceiro, saber cada passo, ter a certeza de que essa outra pessoa não está fazendo nada de errado, que não vai trair ou deixar o outro. E isso tudo por insegurança.

A insegurança pressupõe que se é inferior ao outro. Mas perceba que isso diz somente respeito a si mesmo. Não ao outo, então, quando se está inseguro, por que controlar o outro e jogar suas inseguranças em seu parceiro?

Dá pra acabar com a insegurança no relacionamento?

Ao se identificar a insegurança, e que ela está dificultando a comunicação e relacionamento do casal, a terapia de casal pode ajudar muito ao abrir espaço para o diálogo em uma zona neutra, com apoio de alguém que entende como isso pode estar afetando cada uma das partes.

E de forma singular, todas as partes do casal é interessante que façam também terapia individual para, no caso de se perceber como alguém muito inseguro, será necessário entender profundamente a origem dessa insegurança e trabalhar na auto estima e reestabelecer esses sentimentos positivos para si mesmo.

Todo sentimento é valido dentro de uma relação, o mais importante é o equilíbrio e sempre manter a comunicação entre o casal.

Quer saber mais? Se sente inseguro? Vem conversar comigo.

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH