COMO SERIA SER UMA PESSOA 100% ORGANIZADA? CONHEÇA A TÉCNICA POMODORO

 
Olá, anteriormente falamos sobre procrastinação e sobre como acabar com esse comportamento. Uma das dicas fundamentais para isso estava diretamente ligada à organização e implementação de novos hábitos. Para facilitar esses comportamentos necessários, a técnica de pomodoro pode ser uma excelente aliada. Quer aprender como colocar ela em prática? Abaixo vamos falar mais detalhadamente sobre ela.
A técnica de pomodoro é um método de gerenciamento de tempo, criada por Francesco Cirillo em 1980. Ele propõe a divisão de tarefas de acordo com tempos específicos e foi inspirada em um cronômetro de cozinha, que tinha o formato de um tomate, por isso o nome pomodoro.
Essa técnica embora seja simples, é muito eficaz para pontos diferentes e complementares. Pode ser utilizada como ferramenta de organização, gestão de tempo, aumento de foco e concentração nas atividades e aumento da produtividade nos estudos.
A execução da técnica exige a divisão do trabalho em tempos de 25 minutos, separados por breves intervalos, que são chamados de “pomodoro”. De acordo com Francesco, pausas frequentes podem aumentar a agilidade mental.
Como fazer:
-Crie uma lista de tarefas para o seu dia;
-Escolha a ordem de prioridades das tarefas;
-Cronometre-as em tempos de 25 minutos (1 pomodoro) para execução. Caso a sua tarefa exija mais do que 25 minutos para ser concluída, defina quantos pomodoros serão necessários para sua conclusão já no planejamento.
-Trabalhar na tarefa determinada durante os 25 minutos sem nenhum tipo de interrupção. Se houver alguma distração, anote em um bloco e prosseguir com a tarefa inicial. Se você terminar a tarefa antes do tempo, aproveite os minutos restantes para revisá-la, promover ajustes, melhorias e corrigir possíveis erros;
-Quando o alarme tocar, você terá concluído 1 pomodoro, marque um X na tarefa descrita e realize a primeira pausa. As pausas são obrigatórias, nunca pule as mesmas;
-Nos primeiros 4 (quatro) pomodoro (25min), realize pausas curtas de 3 a 5 minutos. Durante as pausas, procure fazer algo que te relaxe;
-Se houverem mais de 4 (quatro) pomodoros realizados, faça uma pausa mais longa (15 a 30 minutos), zerando a contagem das marcações e retornando ao primeiro passo, ou seja a cada 5 pomodoros você reinicia a contagem dos mesmos, respeitando as pausas descritas;
Planejamento, controle do tempo, gravação de registros e visualização são fundamentais para o funcionamento da técnica. Utilizando essa dica, ao final do seu dia você vai ter a sensação de “devecumprido” com menos cansaço adquirido.
A técnica inicial propunha um método muito simples, com a utilização apenas de papel, caneta e cronômetro, porém hoje existem alguns aplicativos específicos para a execução perfeita da técnica como o “Tomato Planner” E o “Pomodoro Bot”.
Você já utilizou algum deles, ou fez o pomodoro sozinho? Aproveite para colocar essas dicas em prática e perceba a efetividade de seus resultados.
 

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH