AUTO SABOTAGEM – o poder de querer e agir contra sua vontade

 
AUTO SABOTAGEM – o poder de querer e agir contra sua vontade
A auto sabotagem é um movimento que te afasta dos seus objetivos finais e está diretamente ligada a tendência que temos em repetir atitudes destrutivas consciente ou inconscientemente. Nesse comportamento, você se torna o seu próprio inimigo, enquanto mantém a sua vida cada vez mais estagnada.
Tudo o que fazemos, ou deixamos de fazer, e como consequência gera uma atitude que nos prejudica é um comportamento de auto sabotagem.
Quantas vezes deixou algo muito importante para fazer depois e acabou nem fazendo? Quantas vezes se manteve firme na dieta durante a semana, mas “colocou o pé na jaca” no final de semana e acabou não perdendo nenhum quilo? Quantas vezes você buscou um relacionamento estável, mas quando você percebeu que o relacionamento estava ficando sério, acabou pulando fora? Quantas vezes você treinou um texto para uma reunião ou entrevista e na hora de falar “deu branco”?
Quantas dessas histórias você acumula em sua vida? Qual o padrão que se repete e você não consegue deixar de se auto sabotar? E quantas vezes você vai permitir que isso continue acontecendo?
A ansiedade, a procrastinação, os medos e receios, são frequentes sabotadores. Perceba que em muitos momentos em que você pode inclusive estar em crescimento, em ascensão, o medo da mudança faz com que você recue e demore mais para alcançar o seu objetivo ou até mesmo não o alcance mais. Já se deparou com situações que seus objetivos tiveram mudanças bruscas e seu sonho não se tornou realidade? Será que você sabotou o sonho e para aliviar a culpa colocou a desculpa na mudança brusca?

Existem medos provenientes de situações anteriores, que depois do trauma, por menor que ele seja,  podem fazer com que você se afaste de qualquer situação parecida, criando um padrão de auto sabotagem, fazendo você perder vivências incríveis.

Um exemplo, é de alguém que se frustra e se machuca com um relacionamento, gera uma crença limitante e isso te traz dificuldades em evoluir no novo relacionamento, afastando o companheiro com pequenas atitudes auto sabotadoras como brigas, desconfianças, dificuldade de compromisso, etc. Percebe situações assim?
A segurança e a auto confiança são fatores determinantes para te tirar desse ciclo vicioso de auto sabotagem, bem como discernir as diferenças entre as situações que te cercam.
A auto sabotagem pode estar presente no seu ambiente profissional, familiar, nas relações de forma geral, na alimentação e até mesmo nos cuidados com a sua saúde. Encarar de frente as crenças limitantes, é uma ótima alternativa para compreender melhor a si mesmo e através disso encontrar caminhos que te faça perceber as atitudes auto sabotadoras e assim trabalhar a psique para se distanciar do padrão.


_______
Eu x Eu – Auto Sabotagem
“Se você acha que pode, ou você acha que não pode, você está certo!” Henry Ford
Poder ou não é uma questão de consciência de si. As limitações e crenças são criações de nossa mente para guiar os caminhos. Seu consciente pode querer algo, mas o seu inconsciente sabota o resultado final, gerando um conflito de interesses entre você com você mesmo. Por mais que tenhamos noção de que muitas atitudes sabotadoras são conscientes, na maior parte das vezes as percebemos tarde demais.
Comportamentos como a auto sabotagem e procrastinação andam lado a lado naqueles momentos em que você adia uma atividade necessária, você está se auto sabotando já que esse movimento ao invés a de trazer uma resolução prática para o seu desafio, vai trazer mais complicações acumulando esse desafio específico a outros que já foram deixados para trás em algum momento e àqueles que serão deixados futuramente. É importante tratar esses comportamentos, que ao se tornarem “bola de neve” podem travar a vida em muitos aspectos.
A auto sabotagem pode estar presente, mas você tem ferramentas para se livrar desse comportamento se você quiser. Em analises clinicas, os comportamentos são avaliados a fim de identificar o causador da limitação e assim, com essa informação podemos aliviar os sintomas. Com tratamento de hipnose, podemos reprogramar a mente, com técnicas específicas e praticamente acabar com a repetição de auto sabotagem.
 

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH