8 dicas para você acabar com a procrastinação

8 DICAS PARA VOCÊ ACABAR COM A PROCRASTINAÇÃO
Sabe aquela preguiça que aparece do nada e faz com que a gente vá empurrando uma tarefa até não poder mais? Aquela ideia de “depois eu faço”, “vou deixar isso para amanhã”, “isso eu faço outra hora”, que vem como a melhor das soluções, mas não soluciona nada na verdade? Se você já passou por isso, você vivenciou um estado mental muito mais comum do que você pode imaginar, a PROCRASTINAÇÃO. Quer entender um pouquinho melhor sobre esse comportamento e aprender técnicas para se livrar dele, esse texto é para você.
A procrastinação é o adiamento de uma ação específica. Quando deixamos aquela tarefa para mais tarde, para o dia seguinte ou para a semana seguinte. Aquela tarefa que não queremos fazer, que é desagradável ou que não temos nenhuma motivação interligada para sua execução. Sendo posteriormente engolidos por um excesso de tarefas que não foram realizadas e sim acumuladas. Dessa forma, observamos que o procrastinador gera mais frustração e sentimentos de culpa do que resoluções para os desafios a sua volta.
Esse comportamento está diretamente ligado a estados de estresse e cansaço mental, onde quanto maior a exaustão, maiores as crenças distorcidas sobre o benefício de postergar uma tarefa. O grande problema deste comportamento é que ele pode em pouco tempo causar um ciclo vicioso, instalando um novo hábito em sua vida, já que eles geram sentimentos de culpa, stress, preocupação e ansiedade que se tornam desmotivadores para as próximas atividades.
Perceba que enquanto você procrastina você executar inúmeras tarefas irrelevantes, como checar suas redes sociais, tomar um cafezinho, mandar aquela mensagem que você esqueceu, mas que não tem nada a ver com a relevância da tarefa inicial neste momento. Esse movimento demonstra a sua auto sabotagem, onde seu inimigo é você mesmo.
Quantas vezes você procrastinou aquela ida a academia? O início de uma alimentação mais saudável? O começo daquele curso que vai representar melhorias na sua carreira? A sua própria vida social e as atividades simples do seu dia a dia? A procrastinação é a armadilha fácil do seu caminho, onde 95% das pessoas caem em algum momento. Para desviar dela, nada melhor do que o autoconhecimento.
Você sabia que todo o comportamento que temos, cumpre uma intenção positiva para nós? Tanto os comportamentos que consideramos benéficos, quanto os que não são 100% benéficos. Por exemplo, um fumante, embora saiba dos malefícios de seu vício, encontra nele algo positivo, como a calma que ele necessita para lidar com aquela determinada situação. Partindo desse pressuposto, vamos pensar em quais são os benefícios ou ganhos que a procrastinação está trazendo para você? Aquela atividade específica que você anda procrastinando pode representar um contato com suas angústias, medos, dores e desconfortos? Ou até mesmo, entrar em contato com stress, tensão, ansiedade, cansaço e pressão que estão escondidos por trás dessa tarefa?
Então vamos lá, se questione cuidadosamente: Quais são os benefícios? O que esse ato te proporciona? Procrastinando você tem mais tempo para outras coisas? Que sentimento você tem naquele momento específico?
O terapeuta irá te guiar diante do seu auto conhecimento a descobrir quais são as vantagens e dependências relacionadas a esse estado procrastinador. Com técnicas específicas unidas a tais informações poderá juntamente a você combater esse estado e os malefícios provenientes a ele em sua vida.
Que tal parar de procrastinar e reprogramar a sua mente para não empurrar mais nenhuma tarefa “com a barriga”, superando a sua resistência na realização das tarefas? Abaixo algumas dicas que irão potencializar a sua busca pelo sucesso:
1º Melhore sua ORGANIZAÇÃO
2º Busque o gerenciamento da sua vida.
3º Planeje suas tarefas
4º Evite distrações
5º Estabeleça metas e prazos, que sejam possíveis e em curtos períodos de tempo.
6º Crie recompensas, permita-se ter pausas
7º Modele pessoas não procrastinadoras, use-as de exemplo e motivação.
8º Crie novos hábitos
Uma última dica muito bacana para os novos hábitos e a organização é a utilização da técnica de pomodoro, você já ouviu falar? No próximo post irei detalhar um pouco melhor sobre como essa técnica funciona e os benefícios que ela pode trazer para você.
Além de todas essas dicas, considere buscar auxílio de um profissional para que possa compreender melhor os seus comportamentos, suas qualidades e alavancar os novos hábitos.
Reprograme sua mente e seus atos através da terapia e da hipnose com programação neuro linguística.
 

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH