Você sabia que o trauma é um dano emocional?

Você sabia que todo trauma é causado por uma experiência de dor e/ou sofrimento?

O trauma é um dano emocional que é proveniente de um acontecimento específico, normalmente ligado a experiências de dor e/ou sofrimento que gerem sentimentos de insegurança, medo e estresse. Costuma-se dizer que é advindo de uma experiência externa, mas que tem repercussão interior no indivíduo. 

O trauma gera uma mudança física no cérebro que afeta os comportamentos, pensamentos e sentimentos. Forma uma memória traumática, composta por emoções, imagens, sons e sentimentos vivenciados na ocorrência desse trauma. Por isso quando há lembranças relacionadas ao trauma, existem sensações que nos remetem aquele exato momento.

Depressões, transtornos de ansiedade, comportamentos obsessivos compulsivos, síndromes do pânico, fobias, entre outros transtornos, podem ser gerados a partir de traumas.

O mais importante é compreendermos que cada indivíduo reage a um mesmo evento de forma diferente. Dessa forma o que pode ser um trauma para um, não necessariamente pode ser para o outro. Entendendo isso, sabemos que não existem eventos específicos que desencadeiam traumas e sim eventos mais comuns como: agressões físicas, acidentes (batida de carro, incêndio, etc.), assaltos, violência sexual, maus tratos, guerras, desastres naturais e até mudanças e desilusões.

O trauma não está no evento e sim na forma como a pessoa percebe e vivência esse mesmo evento, levando em conta a subjetividade do indivíduo. Exatamente por esse motivo, podemos utilizar ferramentas da Programação Neurolinguística que possibilitam uma reprogramação. A lembrança do evento permanece na memória, já que ela faz parte da construção da história do sujeito e de sua evolução, mas o sofrimento vinculado a essa memória pode ser modificado.

Já parou para pensar de onde vêm os seus traumas e o quanto eles atrapalham a sua vivência atual?

Você se vê em um movimento repetido, mas sem conseguir sair do comportamento que te atrapalha? Já considerou que pode ser consequência de trauma? 

About the Author :

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH