Vivenciar o presente: quais os benefícios para a saúde mental?

Vivenciar o presente: quais os benefícios para a saúde mental?
Estamos vendo um aumento constante em diversos problemas de saúde mental, como a ansiedade e o
estresse, por exemplo. O Brasil, segundo pesquisas da Associação Internacional do Controle do
Estresse (ISMA) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), é o país “mais ansioso” do mundo e o
segundo “mais estressado”.
São questões importantes, que muitas vezes precisam ser acompanhadas por ajuda profissional, e
embora as pessoas estejam mais dispostas a receber acompanhamento psicológico, isso ainda é visto
com preconceito em alguns ambientes.
No dia a dia, podemos adotar algumas práticas para amenizar os sintomas da ansiedade e do estresse
– aprender a vivenciar o presente é uma das mais importantes.
A preocupação excessiva com o futuro, característica da ansiedade, ou as reações desproporcionais
aos acontecimentos negativos do passado, aspecto comum do estresse, acontecem por deixarmos de
vivenciar o presente para tentar modificar os outros tempos.
Isso não é possível, pois o agora é onde tudo acontece; podemos imaginar o futuro ou lembrar do
passado, mas não podemos ir até eles e fazer algo. Como agimos no presente é a única coisa que
importa, e desenvolver essa consciência é um pilar para a saúde mental.
Exercitar a atenção plena é um excelente caminho para vivenciar o presente, e isso pode ser feito
através da meditação, ou da simples concentração ao realizar uma atividade cotidiana.
Quando você toma banho, por exemplo, o seu corpo segue um hábito para se limpar, você não pensa
em cada movimento, apenas faz. Enquanto isso, a sua mente se distrai, e se preocupa com as contas
que vencem amanhã, o cliente que te tratou mal ontem, a festa do seu filho no mês que vem, e assim
por diante.
Observar o que o seu corpo está fazendo numa situação como essa é uma maneira de vivenciar o
presente.
Você pode prestar atenção nos seus movimentos, no som da água caindo, no cheiro dos produtos, em
qualquer coisa do presente, para silenciar as vozes que só falam sobre o passado e o futuro, e são
responsáveis pela ansiedade e pelo stress.

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