Traumas Psicológicos

Olá Pessoal, hoje vamos falar de traumas psicológicos, seus tipos, sintomas e tratamento. O Trauma Psicológico é decorrente de eventos, situações e momentos passados que causaram dor e sofrimento retirando naquele instante a sensação de segurança do indivíduo, provocando sequelas emocionais que afetam diretamente o comportamento, as emoções e os sentimentos do paciente que tende a se afastar das lembranças ligadas ao evento em si.
Diversos eventos podem ser considerados tipos de causas de traumas psicológicos, porém é importante ter em mente que as pessoas reagem diferentemente a eventos e questões similares. Dessa forma, um evento traumático para alguns podem ser vistos com indiferença por outros. Abaixo alguns eventos que podem desencadear o trauma psicológico: eventos catastróficos naturais (tsunamis, terremotos, vulcões), guerra, violência, acidente, lesões, abusos físicos e/ou verbais, ameaças, perda de familiares ou entes queridos, cirurgias, mudanças rápidas, situações de angústia ou dor não superável naquele momento ou até mesmo situações que representem stress contínuo (ex. doença crônica), etc.
Os sintomas podem ter duração de semanas a meses, diminuindo progressivamente conforme o paciente elabora o trauma. Porém mesmo quando parece algo superado pelo paciente ele pode aparecer em alguns momentos posteriores da vida através das lembranças desses eventos. Os traumas podem produzir sintomas emocionais (irritabilidade, alteração de humor, confusão mental, dificuldade na tomada de decisões e na concentração diante de atividades simples, medos, pensamentos indesejados, pânico, ansiedade, tristeza, desamparo, culpa, etc.) e sintomas físicos (insônia, pesadelos, aceleração de batimentos, dores, agitação, tensão, fadiga) além de dificuldades nos relacionamentos interpessoais.
O primeiro passo para o tratamento é a compreensão da existência de uma questão a ser trabalhada, já que muitas vezes os traumas estão camuflados no inconsciente do indivíduo. O auxílio psicológico é essencial e objetiva a compreensão ampla da situação, a ressignificação do evento traumático, a construção de mecanismos administrativos mais adequados para momentos de crise e a modificação dos pensamentos recorrentes e negativos. Outra opção é utilizar como ferramenta auxiliar as técnicas de hipnose que através do relaxamento consciente do paciente encontra abertura no inconsciente possibilitando um trabalho efetivo. Em casos mais específicos também é possível contar com o auxilio de intervenções medicamentosas através de uma avaliação psiquiátrica em conjunto com tratamento psicológico.
#traumas #trauma #traumapsicologico #sequelasemocionais #comportamento #emoções #sentimentos #lembranças #hipnose #psiquiatrico #psicologia #psicologa #psico #ajuda #socorro #auxilio #ansiedade #depressao #autoconhecimento #dor #angustia #culpa #sofrimento #tratamento #aceitacao #terapia #emocional #emocoes #amandaschmitz #relacionamentos #equilibrio #terapia #familia #saúde #trabalho #luto #angustia #ansiedade #depressao #emocional #autoconhecimento #equilibrioemocional

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH