PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA | PNL

PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA | PNL

A PNL (Programação Neurolinguística) é uma abordagem de comunicação que estuda a estrutura da experiência subjetiva humana utilizando como metodologia o foco no alcance dos resultados idealizados com excelência, a partir da criação de modelos advindos de exemplos de sucesso (modelagem), das âncoras e das representações futuras. É utilizada tanto no desenvolvimento pessoal quanto profissional, alcançando um aumento de desempenho e performance, sempre respeitando o modelo de mundo do paciente.

A teoria da PNL compreende a ligação entre os processos neurológicos (NEURO), a comunicação (LINGUÍSTICA) e os padrões comportamentais aprendidos (COMPORTAMENTOS). Ou seja, a realidade externa de determinado evento é igual para todos aqueles que estão presentes. Todos aqueles que estiverem presentes em uma festa, por exemplo, receberão informações a partir dos canais sensoriais (NEURO), que irão então, passar por filtros (PROGRAMAÇÃO) e transformar tal evento de acordo com as representações internas individuais, refletindo diretamente em nossa fisiologia e comportamentos e consequentemente em nossa comunicação (LINGUÍSTICA).

Modelo de mundo

Agora que você já sabe que as representações internas são exclusivas de cada sujeito, fica mais fácil de entender a importância da compreensão do modelo de mundo de cada um.

Relacionamento interpessoal

Na programação neurolinguística chamaremos de MAPA. O mapa de cada indivíduo faz com que cada pessoa reaja de forma diferente a situações semelhantes, interferindo diretamente no relacionamento interpessoal.

Gerenciamento das emoções

Essa técnica propicia a mudança de padrões de comportamento e hábitos do paciente, bem como o melhor gerenciamento das emoções, obtendo consciência na realização das próprias escolhas, quebrando crenças e padrões limitantes.

Sendo assim,

possibilita a compreensão mais adequada do modelo de mundo interno
juntamente com a identificação dos processos mentais realizados,
permitindo a análise da necessidade de ressignificá-los.

Dessa forma, as principais utilizações da PNL compreendem:

  • geração de autoconhecimento, compreensão e gerenciamento das emoções;
  • ressignificação de crenças limitantes;
  • identificação e reestruturação de pensamentos e padrões de comportamentos
  • desenvolvimento de recursos internos, novas capacidades, habilidades e comportamentos para alcance dos objetivos;
  • substituição de hábitos indesejados por rotinas mais produtivas;
  • compreensão, desenvolvimento e alavanque de metas e objetivos;
  • geração de saúde com técnicas de cura de vícios, fobias, alergias, dores e outros.

 

Psicoterapia, hipnose e PNL. são técnicas excelente que juntas podem potencializar resultados e garantir sucesso nos objetivos. Já pensou em como esse conjunto de técnicas pode beneficiar a você mesmo?

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH