to do list

Por que tanta Procrastinação?

Muita gente vive procrastinando atividades do trabalho, tarefas domésticas, objetivos e sonhos! Já falamos sobre isso aqui alguns dias atrás mas vale repetir, dá para sair da procrastinação. Deixar de “empurrar com a barriga” as tarefas cada vez mais. “Amanhã eu começo”, “depois eu faço”, “mas agora estou sem tempo”, e quantas outras desculpas você se dará para postergar o que te fará bem?

Vale lembrar que a procrastinação é o ato de adiar ações necessárias. Mas por que será que caímos na procrastinação ao invés de simplesmente fazer as tarefas que temos em nossa frente? A procrastinação surge a partir de um sentimento ruim com relação a alguma atividade.  Temos a tendência de procrastinar ações das quais não gostamos, não temos habilidade ou facilidade, ações que são desafiadoras, entre outras.

É por isso que procuramos qualquer atividade ou afazer mais interessante ou que nos agrade e traga felicidade e segurança do que fazer aquele trabalho complicado que o chefe te pediu. Melhor jogar mais uma partida de vídeo game do que concluir a formatação ABNT do trabalho da faculdade. 

Por que procrastinamos?

Na ação de procrastinar substituímos essa atividade por qualquer outra que tampe esse buraco necessário naquele momento. O fato de realizarmos outra coisa no lugar do que deveríamos gera sentimentos mais positivos, muitas vezes de alívio por não ter que lidar com o sentimento negativo (mesmo que momentâneos) e esses sentimentos positivos se tornam uma “recompensa imediata” e irão “reforçar” o seu comportamento de procrastinar, criando o que chamamos de procrastinadores crônicos.

Hoje em dia o ato de procrastinar está muito mais atrativo devido ao grande número de distrações que temos as nossas mãos em tempo integral. Distrações como o celular, a televisão, as redes sociais, o netflix e etc.

O problema da procrastinação é que além de te trazer prejuízos diante dos adiamentos, em algum momento ela irá te trazer um sentimento ruim, algumas vezes de culpa, de vergonha ou mesmo de impotência, por estar empurrando aquela atividade e não estar realizando-a. Portanto, mesmo havendo uma sensação positiva lá no momento da procrastinação, ela é momentânea e o que sobra são os reais sentimentos negativos.

Como parar de procrastinar?

Para começar entenda o porque você está procrastinando essa atividade e entenda qual mensagem essa procrastinação está querendo te passar também.

Depois utilize sempre a organização e o planejamento como regras máximas para te ajudar nesse processo, colocando em prática você sentirá a diferença em pouco tempo.

Há ferramentas e sistemas que você pode começar a utilizar agora mesmo como o método de pomodoro

Nele você se concentra exclusivamente em uma atividade que precisa fazer por exatos 20 minutos. Nos 5 minutos seguintes você faz o que quiser. Sim. Pode tomar um café, ver a rua, olhar o celular. Em seguida, os próximos 20 minutos de foco total na tarefa. Sem celular, música ou conversas. Assim, em uma hora, você já desenvolveu aquela tarefa por 40 minutos e com certeza conseguiu evoluir bastante!⠀

Entre em contato comigo, venha para um bate papo gratuito e sem compromisso para entender melhor como posso te ajudar.

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH