Depressão

O que é Depressão

A depressão atinge hoje cerca de 300 milhões de pessoas e é a principal causa de incapacidade no mundo não devendo ser banalizada.

Esse transtorno, está muito além de escolha, preguiça ou frescura, é a verdadeira devastação da realidade de qualquer ser humano e pode levar ao suicídio. É indispensável reconhecer a gravidade e não agir com negligência frente a essa doença.

Mesmo sendo uma palavra usada frequentemente no vocabulário popular, o estado depressivo é rodeado de confusão no diagnóstico e principalmente nas “soluções” e “cura” da depressão.

Ninguém quer se sentir mal o tempo todo, se fosse tão fácil, ninguém estaria deprimido. Depressão é uma doença crônica, é fundamental tratamento profissional. Agora vou trazer uma lista de sintomas para que você observe se encontra em sua rotina ou no comportamento de alguém que você ama.

Conheça os sintomas da depressão:

  • Tristeza profunda
  • Distúrbios do sono
  • Pensamentos negativos
  • Desinteresse e apatia
  • Baixa auto estima
  • Desleixo com a aparência
  • Dores físicas
  • Isolamento
  • Rejeição
  • Irritabilidade
  • Choro Recorrente
  • Falta de vontade de fazer atividades simples
  • Mudanças comportamentais bruscas

Apoio contra a depressão:

Ao invés de julgar alguém com depressão, opte pelo acolhimento sem julgamento. Essa pessoa já está sofrendo e não precisa que outras pessoas diminuam ainda mais sua autoestima, ela necessita de apoio e acolhimento para se fortalecer e lidar melhor com seu momento.

Depressão Escuridão

É importante entender e reconhecer a importância do acompanhamento psicológico no tratamento da depressão. Muitas pessoas tendem a buscar auxílio medicamentoso e manter-se apenas nele devido ao alívio imediato que ele pode trazer, porém o medicamento entra como muleta no tratamento que faz o paciente voltar a caminhar, mas sempre dependente do mesmo. 

Enquanto não forem resolvidos os gatilhos que levaram a pessoa à depressão, ela não conseguirá sair desse ciclo. O acompanhamento psicológico será fundamental nesse processo. O acompanhamento individual e o tratamento adequado podem diminuir em 90% a chance de suicídio. 

Busque ajuda!

Todos nós estamos sujeitos a tensões diárias presentes em diversos campos de nossas vidas. No ambiente familiar, de trabalho, de estudo e etc. Dessa forma, frequentemente nos deparamos com situações sobre as quais apresentamos dificuldades em lidar.

Psicologo Depressão

Se estiver difícil de dar conta do recado sozinh@ aceite ajuda, busque auxílio. Não precisamos ser auto suficientes e nem totalmente independentes. Não precisamos ter vergonha e precisamos nos cobrar menos diante de nossos desafios e dificuldades.

Se cairmos e quebrarmos o pé, vamos ao médico imediatamente para engessá-lo e depois buscamos uma fisioterapia para tratar a lesão adquirida. Porque será que é tão difícil pensar em fazer o mesmo com nossa saúde mental? Por que não temos vergonha de tomar remédio para dores de cabeça, mas temos vergonha de tomar um medicamento para depressão? Por que demoramos tanto a buscar por terapia?

Por que muitas vezes só buscamos ajuda quando não existe outra opção? Isso, quando a buscamos.

Não espere perder o prazer no que amava fazer, não espere não saber mais quais são seus desejos, não espere mais perceber a vida perdendo sentido a sua frente para buscar ajuda.

Esqueça as regras e determinações. Não é preciso adoecer ou sentir-se “sem chão” para buscar ajuda. Para tanto, basta ser humano e precisar dela, independente dos motivos e/ou necessidades inerentes a isso. Quando a vida escorrer pelos dedos e o peso das costas for demasiado, essa sim é a hora de procurar ajuda!

“Consultar um psicólogo não é um ato de fraqueza nem loucura, mas uma demonstração de coragem, lucidez, força e determinação para mudar o que te impede de ser feliz.” – Ricardo Furtado

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH