Insônia

Insônia: como tratar e evitar?

Se você tem insônia e dificuldades para dormir, é possível que de algum modo isso tenha a ver com uma depressão, ou até mesmo que isso possa favorecer ao surgimento. Da mesma maneira, quem já foi diagnosticado com uma depressão, é comum ter também insônia e problemas relacionados ao sono.

Qual a relação da insônia e a depressão?

Algumas vezes a insônia pode ser um sinal da depressão que passa despercebido entre os sintomas mais conhecidos. Vamos ver quais os principais sintomas de depressão:

  • Tristeza
  • Apatia
  • Falta de Interesse
  • Desânimo Constante
  • Deixar de fazer as coisas que mais gosta
  • Falta de Apetite OU Compulsão alimentar
  • Insônia

A Insônia é um dos últimos lembrados e pode ser um fator a criar um ciclo vicioso. Ao deixarmos de dormir nosso corpo e mente não fazem o descanso necessário para recuperar as energias, e no dia seguinte precisamos retirar força e energia de um corpo já exausto por não ter dormido, com isso a sensação de mal estar e cansaço se agrava, o que pode gerar mais estresse e com isso mais noites sem dormir. 

É claro, a insônia pode vir de muitos outros fatores relevantes e sempre precisa ser acompanhada por um médico que fará os exames e a investigação necessária para descobrir se a origem da insônia pode ser física e neurológica, ou um desequilíbrio emocional, que deve então receber o acompanhamento de um psicólogo e até mesmo de um psiquiatra, dependendo da gravidade. 

Como melhorar da insônia

Como falamos, o principal é entender se a sua insônia é constante, e buscar um médico para um acompanhamento e melhora efetiva. Enquanto isso, há algumas medidas simples que podem te ajudar a ter uma noite de sono um pouco melhor.

Criar uma rotina de sono onde, além de procurar se deitar no mesmo horário, você cria uma rotina, por exemplo: A partir das 20h não entrar em contato com nenhum eletrônico que emita luz como, computadores, televisão e celular. A noite comer só comidas leves, ler um livro e meditar antes de dormir também são opções ótimas para quem busca uma maior harmonia para dormir melhor. E é claro, ao despertar na manhã seguinte, procure um profissional! Combinado?

@AmandaSchmitzPsicologa 📞+55 11 993407666

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