Ansiedade

Como saber se tenho ansiedade

Vale começar lembrando que sentir ansiedade é normal. Todos nós podemos sentir uma vez ou outra. Artistas ficam ansiosos antes de entrar no palco. Uma noiva pode ficar ansiosa antes de subir ao altar. A criança fica ansiosa no primeiro dia de aula. 

O que tende a acontecer atualmente é que a ansiedade chega a dominar os dias e horas das pessoas, muitas vezes impedindo as pessoas de viver de forma tranquila e aproveitar os momentos da vida. Nesses casos a ansiedade pode ser uma doença crônica e sair da crise pode ser bastante difícil.

Ansiedade sobre o futuro

É muito comum que nesse cenário atual que estamos vivenciando, tenhamos pensamentos direcionados ao nosso futuro e muitas vezes esses pensamentos se tornam fixos, não é mesmo?! É ai que mora o perigo!

  • Será que terei trabalho daqui há 2 meses?
  • Como serei afetado economicamente por essa pandemia?
  • Daqui há 3 semanas haverá um pronunciamento do meu chefe para dizer se irá ou não reduzir os salários.
  • Haverá corte de funcionários?
  • Como pagarei minhas contas?

Precisamos pensar no HOJE e no que podemos fazer AGORA, pois isso é o que está no nosso controle. Aquilo que acontecerá daqui há 2 semanas, daqui há 1 ou 2 meses não está no nosso controle agora… muito pelo contrário.

O que vai resolver eu me questionar sobre a conta que vence no final do mês agora? Nada, isso só vai me trazer sentimentos negativos e de impotência.

Pensar no que acontecerá daqui há dois meses em sua maioria das vezes será trabalhar com hipóteses e não com um algo concreto. Portanto, meus queridos, será sofrer por antecedência e por isso é tão necessário fugir desta condição.

Como parar a ansiedade

Se você sentir que está em uma crise de ansiedade, ou estiver ao lado de alguém sofrendo com uma crise de ansiedade, pânico ou apresenta característica de dificuldade para respirar ou bloqueio para fazer alguma atividade, lembre-se dessas 6 coisas para fazer ou lembrar alguém de fazer durante uma crise. Assim, ao sair da crise você poderá em seguida buscar ajuda profissional para resolver o problema.

O que fazer para parar uma crise de ansiedade

Após a crise, é importante sempre buscar um profissional para que seja feito um acompanhamento frequente para entender a razão da crise de ansiedade, entender se este é um problema crônico e buscar uma solução eficaz e definitiva. 

Você conhece alguém que já passou por crise de ansiedade?

Me conta o que você fez para sair da crise!

Vamos dar atenção aquilo que podemos realizar e controlar e não àquilo que está fora de nossas mãos.

Me conta, como você tem lidado com os pensamentos nesse momento? Estou sempre a disposição para bater um papo e entender melhor o que você tem passado e como posso te ajudar a solucionar isso. Entre em contato. 

@AmandaSchmitzPsicologa 📞+55 11 993407666

About the Author :

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH